Quem Somos

O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, voltada a produzir e disseminar conhecimento técnico-científico em temas de impacto no ambiente urbano, com ênfase na mobilidade, na qualidade do ar, em energia e na redução de emissões de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo em que gera subsídios técnicos, o IEMA busca integrar-se a diferentes coletivos da sociedade civil organizada e ao próprio poder público, sempre na perspectiva do aperfeiçoamento e implantação de políticas setoriais de interesse comum, da melhoria da qualidade ambiental e do bem estar das pessoas.

Criado em 2006, o Instituto tem hoje entre seus apoiadores importantes organizações como a William and Flora Hewlett Foundation, a Oak Foundation, a Charles Stewart Mott Foundation, o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e o Global Environment Facility (GEF), como financiador de projeto.

Missão

O IEMA tem como missão contribuir para a formulação, implantação e avaliação de políticas públicas voltadas à melhora das condições de mobilidade e da qualidade do ar nos centros urbanos e à redução de emissões de gases de efeito estufa, em especial no setor de transporte e energia.

Valores

Interesse Público: defesa do interesse público nas soluções para melhoria da mobilidade, da qualidade do ar, e para redução das emissões de poluentes e gases de efeito estufa nos setores de energia e transportes nos grandes centros urbanos.

Conhecimento: produção e disseminação de conhecimento técnico-científico para fundamentar decisões do poder público e induzir a sociedade a mudanças de comportamento.

Retorno socioambiental: o trabalho do IEMA deve resultar em ações que propiciem o bem estar da sociedade e a melhoria da qualidade ambiental.

Transparência e independência: as atividades e o relacionamento com os entes públicos, com a iniciativa privada e com as demais organizações da sociedade são conduzidos em processos transparentes, apartidários e éticos, com total independência de posicionamento institucional do IEMA.