Quem somos

O IEMA é uma organização sem fins lucrativos, autônoma e independente, que produz e dissemina conhecimento técnico-científico nas áreas de energia, qualidade do ar, redução de emissões de gases de efeito estufa e transportes. Também buscamos a integração com a sociedade civil organizada e o poder público, visando a implantação e o aperfeiçoamento de políticas setoriais que promovam o bem-estar das pessoas e a melhoria da qualidade ambiental.

Nossos valores

Defesa do interesse público: nas soluções para melhoria do transporte público, da qualidade do ar, e para redução das emissões de gases de efeito estufa e poluentes nos setores de energia e transportes.

Produção e compartilhamento de conhecimento técnico-científico: para fundamentar decisões do poder público e induzir a sociedade a mudanças de comportamento. Retorno socioambiental: o trabalho do IEMA deve resultar em ações que propiciem o bem- estar da sociedade e a melhoria da qualidade ambiental.

Transparência e independência: as atividades e o relacionamento com os entes públicos, com a iniciativa privada e com as demais organizações da sociedade são conduzidos em processos transparentes, apartidários e éticos, e com total independência.

Como atuamos

Nossa atuação tem como base desenvolver e compartilhar o melhor conhecimento técnico e propor soluções realistas para os desafios em nossos campos de interesse, sempre em cooperação e de forma articulada com a sociedade civil e tomadores de decisão.

A qualidade, o alcance e a incidência de nossos estudos e análises são reconhecidos por diferentes setores da sociedade. Isso permite ter grande capilaridade junto aos formuladores de políticas públicas e, ao mesmo tempo, trabalhar na articulação com outros representantes e coletivos da sociedade, pois estes são peças-chave na reivindicação e pressão por mudanças.

Hoje atuamos nas seguintes iniciativas:

  • Melhoria da qualidade do ar
  • Matriz elétrica 100% renovável em 2050
  • Redução de impactos socioambientais negativos na geração de eletricidade
  • Estimativas de emissões
  • Roadmap de transportes 2050
  • Políticas de mobilidade urbana