Conselheiros

Conselho Diretor

Georgia Pessoa

Georgia Pessoa

É presidente do Conselho Diretor do IEMA. Foi assessora jurídica do WWF Brasil, trabalhou na Fundação Moore como gerente de programas na Iniciativa Andino-Amazônica e foi representante no Brasil da Iniciativa Climática para América Latina (LARCI). Integrou, ainda, a equipe do FUNBIO, foi diretora no Brasil da RARE e atuou na área ambiental da Fundação Roberto Marinho. Atualmente, também participa do Instituto Humanize.
Ademilson Zamboni

Ademilson Zamboni

É diretor-geral da Oceana no Brasil, a maior organização não governamental sem fins lucrativos exclusivamente dedicada à proteção dos oceanos. Oceanólogo, mestre e doutor em engenharia pela Universidade de São Paulo, foi professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande. No Ministério do Meio Ambiente, dirigiu o Programa Nacional de Gestão Costeira e Marinha, formulando e implementando políticas públicas para o planejamento territorial e setorial costeiro. Representando o Ministério, foi coordenador do GI-GERCO no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, e liderou planos e projetos de escala nacional voltados à gestão ambiental portuária, mapeamento de sensibilidade ambiental da costa brasileira a derrames de óleo, Programa REVIZEE, entre outros. No Conselho Nacional de Recursos Hídricos, foi coordenador da Câmara Técnica de Integração de Bacias Hidrográficas e Zona Costeira, articulando propostas de resoluções no CNRH. De 2008 até 2017, trabalhou no Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) onde fez parte da diretoria. Além do Conselho do IEMA, é membro do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO).
Alexandre Mansur

Alexandre Mansur

É diretor de projetos do Mundo Que Queremos, agência especializada em comunicação socioambiental. Jornalista especializado em sustentabilidade, trabalhou durante 30 anos em grandes veículos de imprensa como Veja, Época e Jornal do Brasil. É membro do conselho da Rede Pró Unidades de Conservação e da Iniciativa Verde. Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tem MBA em Gestão da Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas. Mantém colunas na Revista Exame e no Um Só Planeta.
Arthur Costa Sousa

Arthur Costa Sousa

Engenheiro civil com MBA pela Fundação Dom Cabral e Executive Program em Global Cities: Governance, Planning and Design pela London School of Economics (LSE) e Conselheiro de Administração com formação pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Sócio-diretor da Servtec Energia e conselheiro no Fundo Franklin Servtec Energia FIP desde 2021. Anteriormente, foi diretor presidente (CEO) da GDSUN, uma das empresas líderes de geração de energia solar distribuída no Brasil e vice-presidente da Concremat, empresa do grupo chinês CCCC. Atualmente é também conselheiro de empresas e startups, membro da Mobilização Empresarial pela Inovação da CNI e membro do Energy & Climate Task Force do B20, iniciativa do G20.
Joseph Ryan

Joseph Ryan

Diretor-executivo da Crux Alliance, gerencia recursos para organizações dedicadas à rápida adoção de políticas climáticas setoriais em países-chave em todo o mundo, com foco na redução de emissões de carbono. Foi vice-presidente executivo da Securing America's Future Energy, dedicada a reduzir a dependência de petróleo no setor de transportes nos EUA. Lançou a iniciativa climática da National Audubon Society depois de passar 15 anos no setor filantrópico, no qual atuou como vice-presidente para a América Latina e oficial de programas na ClimateWorks e diretor de programas e diretor geral para a América Latina no Programa de Meio Ambiente da Fundação Hewlett. Desempenhou um papel relevante no apoio a projetos para melhoria da qualidade do ar, redução das emissões de veículos e adoção de tecnologias mais limpas para veículos pesados. Seu trabalho contribuiu para importantes mudanças na política ambiental no México, Brasil e China. Tem Ph.D. em história econômica pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
Tasso Rezende de Azevedo

Tasso Rezende de Azevedo

Engenheiro florestal, consultor e empreendedor social em questões de sustentabilidade. Coordenador-geral do MapBiomas e presidente do conselho do Instituto Conexão Povos da Floresta. Foi co-fundador e diretor da Imaflora de 1995 a 2003. Atuou como diretor do Programa Nacional de Florestal e diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente entre 2003 e 2009, quando foi um dos coordenadores do PPCDAM e idealizador do Fundo Amazônia. Idealizou e foi coordenador-geral do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de GEE) do Observatório do Clima (2012 a 2022). É acadêmico visitante do Brazil Lab na Universidade de Princeton. Também é Senior Ashoka Fellow (2022), Skoll Foundation Awardee (2023), Schwab Foudation Collective Impact Awardee, TED Speaker and Bright Awardee na Stanford Universtity (2014).
Traci Romine

Traci Romine

Consultora na área ambiental e de filantropia, trabalhou como gerente de programa da Fundação Charles Stewart Mott de 2012 a 2023 na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Também foi diretora de políticas públicas na ONG Sociedade Audubon dos Estados Unidos, entre 2005 e 2012, e líder de equipe internacional e diretora de campanhas do Greenpeace Internacional e Greenpeace Brasil, entre 1989 a 2005. Serviu no conselho consultivo do projeto de convergência na Universidade Estadual do Michigan para a Fundação de Ciência dos EUA e foi conselheira regional do Greenpeace International. Atualmente, é membro do conselho do Bank Information Center. Formada em sociologia e jornalismo pela Universidade Estadual da Califórnia.

Conselho Fiscal

Carlota Aquino

Historiadora, tem especialização em gestão ambiental pela Faculdade de Saúde Pública (USP) e em administração de organizações sociais pela FIA (USP). Atuou no Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) como gerente administrativa e financeira (2003 até 2007), gerente de desenvolvimento organizacional (2011 até 2014) e coordenadora-executiva interina (2013 até 2014). Foi membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) entre 2006 e 2014. Foi consultora na área socioambiental para fortalecimento das ONGs entre os anos de 2016 e 2018. Atualmente, é diretora-executiva do Idec.

João Maurício Teixeira da Costa

Bacharel em administração de empresas pela FGV-SP e mestre em Relações Internacionais pela Yale University. Foi pesquisador do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, secretário de redação da revista Política Externa e chefe da sucursal de São Paulo do site de notícias oeco.