Conselhos

Conselho Diretor


Joseph Ryan

Vice Presidente executivo da Securing America’s Future Energy, dedicada a reduzir a dependência de petróleo no setor de transportes nos EUA. Antes de seu cargo atual, Ryan lançou a iniciativa climática da National Audubon Society depois de passar 15 anos no setor filantrópico, no qual atuou como vice-presidente para a América Latina e Oficial de Programas na ClimateWorks e Diretor de Programas e Diretor Geral para a América Latina no Programa de Meio Ambiente da Fundação Hewlett.

Desempenhou um papel relevante no apoio a projetos para melhoria da qualidade do ar, redução das emissões de veículos e adoção de tecnologias mais limpas para veículos pesados. Seu trabalho contribuiu para importantes mudanças na política ambiental no México, Brasil e China. Ele tem Ph.D. em história econômica pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

perfil-margarita

Margarita María Parra

Oficial do Programa de Meio Ambiente da Fundação Hewllet, Margarita apoia iniciativas em transporte sustentável visando reduzir a poluição atmosférica e emissões de GEE nos Estados Unidos, China, México, Brasil, Índia e Europa. Trabalhou para ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade por 7 anos. Atuou como consultora para organizações como Greenpeace Internacional, Climate Action Reserve, e Rainforest Action Network, entre outros, no desenvolvimento de estratégias para reduzir as emissões de carbono na América Latina.

Parra é engenheira química pela Universidade Nacional da Colômbia em Bogotá, e mestre em engenharia ambiental pela Universidade de Canterbury, Nova Zelândia. Ela também é diplomada em população e desenvolvimento sustentável pelo Centro de Estudos de Desenvolvimento em Trivandrum, filiado à Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Deli, na Índia.

perfil-georgia

Georgia Pessoa

Foi assessora jurídica do WWF Brasil, trabalhou na Fundação Moore como Gerente de Programas na Iniciativa Andino-Amazônica, também foi representante no Brasil da Iniciativa Climática para América Latina (LARCI), integrou a equipe do FUNBIO, foi Diretora no Brasil da RARE e hoje atua na área ambiental da Fundação Roberto Marinho.

perfil-sergio

Sérgio Valdir Bajay

Engenheiro e mestre em engenharia mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e PhD em engenharia pela University of Newcastle upon Tyne, Inglaterra. Professor do curso de engenharia mecânica da Unicamp de 1974 a 2009. Fundador e professor do curso de pós-graduação em planejamento de sistemas energéticos daquela Universidade. Criador e pesquisador sênior do NIPE – Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp. Bajay foi Diretor do Departamento Nacional de Políticas Energéticas do Ministério de Minas e Energia de 2001 a 2002.

Pesquisador e consultor, desde 1982, nas áreas de formulação de políticas e planejamento energético, e regulação de mercados de energia, junto a órgãos governamentais e empresas, estatais e privadas. Também foi membro do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de 2008 a 2010. Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) entre 2012 e 2014, membro do Conselho de Política Energética (CEPE) do Estado de São Paulo desde abril de 2011, além de participar do Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE) desde 2013.

perfil-tasso

Tasso Rezende de Azevedo

Engenheiro Florestal pela USP, consultor e empreendedor social em questões de sustentabilidade, foi o CEO da Imaflora de 1995 a 2003. Durante 2003-2008, foi diretor do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente.

Membro de Conselhos de Administração de ONGs e instituições importantes como IMAZON e MMA. Atualmente é Coordenador do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de GEE) do Observatório do Clima.

Conselho Fiscal


Ciro de C.Fleury

Formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, com MBA pelo International Institute for Management Development da Suíça, foi gerente geral de operações da Alcoa no Chile, diretor executivo do Instituto de Qualidade do Ensino e coordenador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Foi superintendente de sustentabilidade do grupo Camargo Corrêa

João Maurício Teixeira da costa

Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-SP e mestre em Relações Internacionais pela Yale University. Foi pesquisador do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, secretário de redação da revista Política Externa e chefe da sucursal de São Paulo do site de notícias oeco

Márcia Keiko Kodama

Engenheira de Produção e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP. Consultora de gestão, desenvolvendo projetos de consultoria empresarial em reestruturação organizacional; atuação como assistente técnica financeira em ações jurídicas. Desde 2007 atua como coach executivo