IEMA apresenta estudo sobre critérios ambientais do BNDES para financiamento de usinas termoelétricas no XXIV SNPTEE (Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

O IEMA participou do XXIV SNPTEE, evento tradicional para troca de informações técnicas no setor elétrico, que ocorreu entre os dias 22 e 25 de outubro de 2017 na cidade de Curitiba, no Paraná.

O seminário contou com mais de 500 apresentações de artigos técnicos de diversas empresas, consultorias e outras organizações do setor elétrico. Temas como mudança climática, escassez de água e efeitos no setor elétrico foram recorrentes. Outro tema bastante abordado foi a questão da inserção das renováveis não hídricas e os impactos na operação do sistema interligado nacional devido a maior necessidade de flexibilidade.

O IEMA apresentou artigo sobre os critérios ambientais do BNDES para o financiamento de usinas termoelétricas (UTEs). O estudo apresenta uma análise comparada entre as estratégias para o setor elétrico, política de responsabilidade socioambiental e critérios ambientais específicos para o financiamento de UTEs de três bancos de desenvolvimento: BNDES, Banco Mundial e Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (BERD). As conclusões do nosso trabalho apontam que há espaço para avanços nos critérios do BNDES a fim de incentivar projetos que utilizem tecnologias com melhor performance ambiental, mais alinhada às outras instituições analisadas.

Confira aqui um resumo do estudo.