Inventário de Emissões do Transporte Rodoviário de Passageiros em São Paulo

Visite o portal http://emissoes.energiaeambiente.org.br/

Devido à sua população e intenso dinamismo econômico, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) vem sofrendo há décadas com a poluição atmosférica. O ar que respiramos se encontra em constante transformação, e sua qualidade depende das atividades humanas (e.g. emissões veiculares, industriais, etc.) e das condições atmosféricas (e.g. chuva que remove os poluentes do ar).

Para enfrentar esse problema, pode-se lançar mão de informações e ferramentas de gestão ambiental, dentre as quais se destacam como fundamentais o monitoramento da qualidade do ar e os inventários de emissões. Com elas, busca-se traçar um diagnóstico do problema, alimentando também o planejamento e a implementação de medidas de controle, bem como a definição de metas para a qualidade do ar.

No caso da RMSP, dentre as atividades poluidoras, prevalece a movimentação de pessoas e bens realizadas por automóveis, motocicletas, ônibus e caminhões. Neste contexto, o IEMA apresenta seu Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo, que tem como objetivo prover dados que possam servir a um melhor entendimento e ao enfrentamento desse problema ambiental. Ele se propõe a responder, ainda que parcialmente, a: O quê é emitido e quanto? Quem, quando e onde emitem?